Conheça Mais sobre Vinhos
Adega do Vinho
Frascati – A Origem

Frascati foi um dos primeiros vinhos italianos a ser oficialmente reconhecido pelo sistema de denominação de origem.

Na região da Itália chamada Lazio, esses vinhos brancos são produzidos nas proximidades de Roma.

Essa é uma região de solo vulcânico rico em potássio. Aqui encontramos uma encosta suave e o clima mediterrâneo, caracterizado por chuvas fortes durante o inverno e verão quente e seco, com uma agradável brisa do mar que atenua o calor. É sob essas condições que a biodiversidade local se desenvolve, e os vinhos Frascati evoluem, safra após safra.

Com uma história de 3.000 anos de vitivinicultura, a região viu a reputação do nome Frascati cair, no final do século 20. Felizmente, isso ficou para trás. Graças a um esforço concentrado dos produtores locais, a quantidade está dando lugar à qualidade, e em 2011, o Ministério da Agricultura reviu a legislação da denominação, e ainda concedeu o status de DOCG, a mais alta classificação de qualidade, para dois vinhos da região.

Assim, agora são 3, os vinhos Frascati:

• Frascati DOC, um vinho jovem, com muito frescor e de marcante acidez, além de intenso aroma floral. Pode ser produzido como vinho tranqüilo ou espumante.

• Frascati Superiore DOCG, encorpado e elegante, com fortes aromas frutados, sobretudo na versão “Riserva”, que prevê um período de 12 meses de amadurecimento em madeira.

• Cannellino di Frascati DOCG, um vinho de sobremesa, com uvas de colheita tardia e parcialmente secas, com cor intensa e sabor característico e envolvente.

Em todos os casos, a composição do vinho, desde a mudança na legislação, deve obedecer a um percentual mínimo de 70% de Malvásia. Mais especificamente, Malvasia Bianca di Candia ou Malvasia del Lazio, também conhecida como Malvasia Puntinata.

O corte da Malvásia pode ser feito com Bellone, Bombino Bianco, Greco Bianco e Trebbiano, e complementado com outras variedades brancas, desde que cultivadas na região do Lazio.

Experimente harmonizar com um espaguete à carbonara. Ou então, com alcachofras, que têm fama de difíceis, mas dizem que esse é um dos poucos vinhos a dominá-las. Se for Frascati Spumante, vá de coquetel de camarões. E, se for Cannellino di Frascati, sirva-o com melão Orange, e surpreenda a todos.

Fonte: tintos e tantos




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Clã do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
9112642