Conheça Mais sobre Vinhos
Adega do Vinho
Uva Pinot Noir

Pinot Noir é uma uva difícil, mais é a preferida dos grandes apreciadores.

 

Em 2004, os norte-americanos descobriram a Pinot Noir. Depois do filme do diretor Alexander Payne chamado “Sideways, entre essas e outras”, em que os vinhos feitos dessa uva são os grandes protagonistas, explodiu o consumo dessa cepa, que produz tintos menos potentes, porém mais delicados e elegantes do que outras tão familiares.

Os grandes Pinot Noir são elegantes, suculentos, sem os taninos notáveis e o corpo pesado dos Cabernet, por exemplo: algo que se traduz em uma cor mais pálida, com uma acidez também leve que pede um novo gole, aromas sutis, que lembram frutas frescas, às vezes morangos, ameixas, assim como também podem ser tons florais, como violetas e rosas, além de notas de ervas e cogumelos por vezes.

 

Origem História

Conhecida como Pinot Nero na Itália, Spärtburgunders na Alemanha e Blauer Burgunder na Áustria, a Pinot Noir é uma das vinhas mais antigas cultivadas pela humanidade. Antes do império romano passar por Borgonha ela já estava plantada. Suas origens levam ao nordeste da França e ao sudeste da Alemanha. O Primeiro registro escrito sobre a casta foi em 1375 e 20 anos depois, Felipe “O Bravo”, duque de Borganha, decretou que a uva Gamay deveria ser banida para favorecer a Pinot Noir. A família Pinot Noir está em mutações constantes, isso significa que elas podem se adaptar facilmente aos locais, porém também pode ser difícil manter as características clonadas.

 

Harmonização

Se você é um fã de comida francesa, vai perceber que boa parte dos pratos combina com a uva. Aí vão alguns pratos: coelho com mostarda, presunto cozido, Beouf (carne lentamente cozida com legumes no vinho) fazem pares perfeitos. Os pratos simples como carne assada e grelhada, vegetais cozidos, risotos, alguns peixes de sabor acentuado como atum e salmão e queijos de massa mole, também fazem boa harmonização.




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Clã do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
8810876