Conheça Mais sobre Vinhos
Adega do Vinho
Glossário do vinho

A

Acidez - Diz-se do conjunto de ácidos que o vinho contém. São os responsáveis pelo bom equilíbrio da bebida.

Afinado – Vinho que evoluiu corretamente, adquirindo perfeito equilíbrio entre aroma e sabor.

Agradável – Expressão usada quando o conjunto aroma-sabor está organolepticamente equilibrado.

Amplo - Vinho com bouquet rico e com muitas nuances, oferecendo agradáveis sensações olfato-gustativas.

Análise Sensorial - Exame das propriedades organolépticas do vinho através dos órgãos dos sentidos.

Autoclave - Apesar de não estar errada essa denominação, que segundo o Dicionário Houaiss é ” recipiente hermético destinado, entre outros fins, ao aquecimento de líquidos e à indução de reações químicas sob pressão, utilizando temperaturas elevadas.

Aroma - Percepção olfativa do vinho na boca, transmitida ao nariz pelas vias retro-nasais (situadas atrás da boca). O odor emanado pelo vinho propriamente dito se chama “o nariz”. O primário é proveniente da uva. O secundário é resultante da vinificação. O terciário origina-se do envelhecimento e é denominado buquê.

Aromático - Vinho cujo aroma provém diretamente de castas aromáticas (p. ex.: Sauvignon, Malvasia, Traminer).

Áspero - Com excessiva adstringência e acidez.

Assemblage - Refere-se à operação de juntar dois ou mais vinhos em busca de uma nova bebida, mais uniforme, com personalidade própria e que possa ser elaborada outras vezes.

Attaque (Ataque) - Primeira sensação que o vinho causa na boca

Aveludado - Vinho extremamente macio, lembrando a textura do veludo.
B

Balanceado - Que apresenta harmonia entre os aspectos gustativos fundamentais, em especial a acidez, a doçura adstringência e o teor alcoólico o mesmo que o equilibrado e harmônico.

Bodega - Equivalente espanhol para vinícola.

Bouquet - Conjunto de sensações olfativas adquiridas pelo vinho no ambiente reduzido da garrafa, englobando também os aromas primários e secundários. Característica dos vinhos envelhecidos.

Brilhante - Vinho com perfeita transparência e luminosidade. Característica dos brancos jovens.

Brut - Termo que designa o tipo de espumante natural com menor teor de açúcares residuais.

Buquê (Do Francês Bouquet) – Aroma complexo, também denominado aroma terciário, resultante do envelhecimento.
C

Caldo - O vinho já pronto ou o mosto que será fermentado.

Cápsula - Material que protege o gargalo da garrafa

Caráter - Conjunto de qualidades que dão personalidade própria ao vinho permitindo distingui-lo de outros.

Cava - Nome dos espumantes espanhóis.

Cepa - Casta ou variedade de uva. Em linguagem mais técnica designa também o tronco da videira

Chambrer - Adaptar o vinho à temperatura-ambiente.

Champagne - A palavra champanhe ou champagne, por lei, só pode ser aplicada aos vinhos feitos na região francesa de Champagne. Lá, a bebida é elaborada com as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. A legislação local determina também que seja utilizado apenas o método champenoise na elaboração desse vinho.

Chardonnay - Originária da região da Borgonha, é considerada a rainha das brancas. Produz vinhos com bom teor alcoólico e alta acidez. É usada ainda na elaboração de champanhes, espumantes e vinhos licorosos. Aromas: cítricos, mel, baunilha, frutas frescas, como maçã, pêra, abacaxi, pêssego, maracujá.

Chef De Caves (Chefe Das Adegas) – Responsável pelas adegas e pela vinificação.

Complexo - Com aromas múltiplos, com buquê.

Cordon - Termo que designa o colarinho de espuma que fica no copo.

Corpo – Sensação tátil do vinho à boca, que lhe dá peso (sensação de boca cheia) e resulta do seu alto teor de extrato seco.

Curto - Que não deixa sabor persistente na boca; de retrogosto curto.

Cuvée -   é uma denominação usada na França para distinguir um vinho específico. A palavra Cuvée é originária de "cuve" que significa "vat" ou tanque.Um vinho cuvée é produto da primeira prensagem da uva, de maneira mais leve. Esse vinho deve ser numerado e ter o seu ano (safra) no rótulo a fim de distinguí-lo dos demais.


D

Decantar - Ato de transferir o vinho da garrafa para uma jarra, com o propósito de separar os sedimentos originários do envelhecimento.

Dégorgement (Desgargalamento) - Operação que consiste em eliminar o sedimento que a movimentação fez descer para o gargalo da garrafa. O gargalo é esfriado a -30°C. Forma-se uma pedra de gelo que envolve os sedimentos. Tira-se a tampa provisória que fechava a garrafa durante o envelhecimento e, sob a ação da pressão, a pedra de gelo é expulsa com os sedimentos nela contidos.

Delestage - Esta operação consiste na conexão de uma bomba especial com rotor de borracha no tanque, de forma a passar todo o líquido que está na parte inferior do tanque, já que o bagaço flutua e fica na parte superior no chamado chapéu, para um tanque limpo e bem fechado.

Delicado - Define um vinho elegante, gracioso, que apresenta particular harmonia e qualidade.

Demi-Sec - Meio seco, ligeiramente doce com maior teor de açúcar que o Brut

Dépôt (Sedimento Ou Depósito) – Resíduos de leveduras mortas, após a fase da formação de espuma. O envelhecimento com borra permite ao vinho espumante adquirir fineza e complexidade.

Desarmônico - Que possui exacerbação de um dos componentes gustativos, mascarando-os (ex: excessiva acidez, tanicidade exagerada, doçura elevada); o mesmo que desequilibrado.

Desengace - Consiste em separar os grãos de uva da parte lenhosa do cacho. Esta operação se realiza atualmente antes do esmagamento, de forma a evitar que no esmagamento ocorra a incorporação de taninos adstringentes e indesejáveis ao mosto.

Dosagem - Adição de um licor (solução de vinho de reserva e açúcar de cana) ao vinho espumante após o degórgement. A quantidade de licor determina o tipo de espumante obtido.
E

Elegante - Vinho muito equilibrado, fino, de classe.

Encorpado - Terminologia usada em degustação para indicar um vinho rico em extrato seco (corpo).

Enófilo - Apreciador e estudioso de vinhos.

Enologia - Ciência que estuda o vinho.

Enológico - Relativo à enologia ou ao vinho.

Enólogo - Indivíduo que tem conhecimentos de enologia; formado em faculdade de enologia. O enólogo faz o vinho.

Epanouissement (Desabrochar) - Segunda sensação de um vinho na boca, sucedendo o ataque e precedendo o final.

Equilibrado - Vinho em que todos os componentes estão na proporção correta, principalmente o álcool e os ácidos.

Espaldeira - Denominação para o sistema cujas videiras são plantadas verticalmente.

Espumante - Vinho com gás carbônico, efervescente; nos de qualidade o gás é resultante da fermentação. São todos os “champanhes” feitos fora da região de Champagne. Podem ser elaborados tanto pelo método champenoise como pelo método charmat.

Estruturado - Vinho com boa presença de álcool, ácidos e taninos.

Evanescente - No exame dos espumantes refere-se à espuma que desaparece rapidamente.
F

Fenóis - Os compostos fenólicos são um grupo de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular (radicais livres).

Fermentação Malolática - É a transformação do ácido málico (de sabor intenso) em ácido lático (mais suave e agradável) pela ação de bactérias. Esta fermentação pode ocorrer naturalmente, ou ser induzida (adicionando-se bactérias). Esta fermentação é realizada quando se quer diminuir a acidez de um vinho.

Fermentação Alcoólica - Processo bioquímico pelo qual leveduras convertem o açúcar (glicose, frutose) em álcool e gás carbônico. Transforma suco de uva em vinho.

Final ou Fim-De-Boca - Fim da fase gustativa. Sensações finais, gustativas e olfato-gustativas, percebidas após a deglutição do vinho. Aprecia-se a persistência do vinho na boca.

Flauta (Flûte) - Taça ideal para espumantes.

Florado - Com aroma de flores.

Frisante - Vinho ligeiramente efervescente, com uma cena riqueza de anidrido carbônico, porém inferior à dos espumantes.

Frutado - Diz-se de um vinho com aroma e gosto de frutas frescas. Características dos vinhos jovens.
G

Garibaldi - A cidade é considerada, no Brasil, “a terra do espumante”. As vinícolas são suas maiores atrações: 80% do espumante natural e 60% dos vinhos finos brasileiros são elaborados na região de Garibaldi. Vinícolas como a Chandon, dentre outras permitem a visitação e degustação.

Generoso - Forte, com alto teor alcoólico.
H

Harmônico - Vinho que equilibra álcool, acidez e açúcar, deixando na boca uma agradável sensação.
L

Leve – Com pouco corpo e pouco álcool, mas equilibrado; o mesmo que ligeiro.
M

Macerar - Esmagar uma uva para lhe extrair o suco.

Maceração - A maceração é um procedimento realizado normalmente para extração da cor que se encontra nas cascas de uvas tintas, e trata-se apenas de manter o suco (mosto) em fermentação em contato com as cascas durante 5 a 10 dias, sempre em constante movimentação, evitando que o bagaço resseque e ajudando a extrair mais os compostos de cor e os taninos.

Maceração Carbônica - Maceração Carbônica é um processo um pouco mais complexo, no qual as uvas são acondicionadas em um tanque antes de serem desengaçadas, mantendo a integridade do fruto. O tanque então é saturado com gás carbônico e pressurizado com 1,2 atm. Este ambiente favorece uma fermentação interna da uva, produzindo uma pequena quantidade de álcool e liberando enzimas que desencadeiam um processo de lise (desintegração ou dissolução de elementos orgânicos) das paredes do fruto. Isto resulta em um mosto rico em compostos aromáticos de frutas vermelhas e uma coloração brilhante e intensa.

Macio - Designa o vinho com bom teor de glicerina, justamente alcoólico e com pouca acidez.

Maduro - Vinho que, em sua evolução, atingiu um estágio ideal, com pleno desenvolvimento das características organolépticas.

Marc - Termo utilizado principalmente para designar os 4.000kg de uvas que enchem a prensa. Unidade de medida para compra de uvas.

Maturação Fenólica - A maturação fenólica é a determinação quantitativa e qualitativa dos principais polifenóis de importância enológica da uva (pigmentos e taninos). Trata-se de uma importante ferramenta na definição da maturação de uvas tintas, servindo para definir a melhor época de colheita e o potencial de qualidade em uma determinada safra ou região de cultivo.

Método Champenoise - Processo no qual o vinho base sofre a segunda fermentação na própria garrafa para formar as borbulhas. É o único método utilizado em Champagne.

Método Charmat - O método chamado Charmat é aquele no qual a segunda fermentação é realizada em tanques de grande porte, chamados autoclaves. Esses autoclaves propiciam a manutenção de uma pressão, normalmente de 3 a 6 atmosferas, de forma que o anidrido carbônico não se separe do líquido sob pressão. Os tanques são, geralmente, de aço inox, permitindo assim uma fácil higienização, e com temperatura controlada para que o desprendimento calórico da fermentação não eleve a temperatura, destruindo as leveduras e inutilizando o processo.

Método Classico ou tradicional - Termos para identificar espumantes elaborados pelo Método Champenoise fora da região de Champagne.

Millésime (Reserva) - Vinhos elaborados exclusivamente a partir de uvas do mesmo ano. Um reserva é um vinho de ano em que a qualidade da uva foi superior.

Mosto - Liquido denso e muito doce, obtido do esmagamento da uva fresca, e que ainda não sofreu fermentação.

Mousseux - Espumante

Muselage (Amordaçamento) - Operação que consiste em fixar um arame (a mordaça) para firmar a rolha das garrafas.
O

Organoléptico(a) – Sensorial, que sensibiliza os sentidos. As características organolépticas de um vinho são as suas sensações olfatórias, gustativas e táteis, percebidas durante a sua degustação.
P

Pigeage - Termo francês para a ação de empurrar de volta para o fundo dos tanques de fermentação a capa de cascas de uvas e outros sólidos que se forma na superfície. Com isso, conseguem que essa capa não se resseque e reforçam a extração de cor e de taninos.

Perlage – As bolhas dos espumantes.

Persistência - Sensação do gosto deixado pelo vinho na boca (retrogosto) após ser deglutido ou cuspido. Quanto melhor o vinho, maior o tempo de persistência, do retrogosto: 2 a 3 segundos nos curtos, 4 a 6 segundos nos médios e de 6 a 8 nos longos

Pinot Noir - Casta nobre usada nos grandes vinhos da Borgonha, França. Uva muito elegante, usada também na elaboração de champanhes. Aromas: morango, framboesa, rosa, violeta; em vinhos mais maduros observam-se também caça, anima, alcaçuz, cogumelo, terra úmida.

Promenade Chandon - Inspirado na Fête des Vendanges, a qual acontece anualmente na França e celebra a temporada de colheita de uvas e a chegada da nova safra de vinhos, a Chandon promove para o público paulistano a Promenade Chandon. Este evento fecha o luxuoso quadrilátero das ruas Bela Cintra, Oscar Freire, Haddock Lobo e Vittorio Fasano, no bairro dos Jardins e, cada ano, possui uma madrinha diferente para celebrar a data.

Prosecco - É uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região de Veneto, Itália. Seu nome também identifica o espumante em cuja produção é empregada. Apenas duas regiões têm direito a denominação de origem controlada: as Vilas de Valdobbiadene e Conegliano.
R

Redondo - Maduro e equilibrado.

Retrogosto - Impressão que se tem depois da degustação de um vinho.

Riesling Itálico - Uma variedade rara de uva, importada há mais de 100 anos atrás pelos imigrantes italianos, que se adaptou muito bem ao solo brasileiro. É relativamente pouco difundida no mundo, mas é uma das cultivares viníferas brancas mais importantes do Brasil. Diversos enólogos de renome do Brasil e do exterior não hesitam em atribuir ao Riesling Itálico um papel fundamental na qualificação dos espumantes brasileiros. Os espumantes naturais elaborados a partir de Riesling Itálico apresentam uma coloração palha esverdeada, uma agradável acidez e guardam as notas de frutas cítricas.

Rolha - Diz-se que o vinho tem odor e/ou gosto de rolha quando apresenta aroma desagradável passado por rolha contaminada.
S

Seco - Pela legislação brasileira, é o vinho que apresenta um máximo de 10g/l de açúcares residuais.

Sekt - Vinho espumante alemão.

Serras Gauchas - Em um estado predominantemente plano que é o Rio Grande do Sul, as Serras Gaúchas são o principal acidente geográfico, com altitudes moderadamente altas, de até cerca de 1.300 m. Por estarem localizadas numa zona temperada do Brasil, seu clima é subtropical úmido, com invernos moderadamente frios e verões amenos. O microclima da região favorece a produção dos espumantes nacionais.

Sommelier - É o profissional que trabalha em restaurantes, elaborando cartas de vinhos e orientando clientes na escolha da bebida ideal para combinar com o prato.
T

Tanino - Componente da casca e das sementes das uvas tintas. Dá ao vinho caráter e estrutura para envelhecer. Um vinho com excesso de tanino é áspero, adstringente, e produz sensação parecida com a de banana verde. Um vinho de taninos macios ou elegantes é um vinho bem elaborado ou que já envelheceu por tempo suficiente.

Temperatura Ideal - Para o consumo de espumantes varia entre 6°C e 8°C

Terroir - literalmente designa o “terreno” onde se localiza um vinhedo, mas o seu sentido é muito mais amplo. Na realidade, designa as características do solo, do microclima e do ecossistema do local, responsáveis pela qualidade do vinhedo e, conseqüentemente, pela qualidade do vinho que ele originará.
V

Varietal - Vinho com indicação, no rótulo, da uva predominante em sua elaboração. Designa também a variedade da uva

Videira - Planta que produz uva. Também chamada de parreira ou vinha. Existem várias espécies de videira, mas a que produz uvas para vinhos finos é chamada de Vitis Vinifera

Vinho Base - Um vinho branco comum, que deve ter graduação alcoólica preferencialmente inferior a 11 graus e alta acidez, para que, durante a segunda fermentação, possa alcançar seu equilíbrio. Isso acontece em pouquíssimas regiões do mundo, mas na Serra Gaúcha dá-se de forma natural com a uva madura. Na maioria das regiões, é necessário colher a uva antes que ela atinja sua maturação perfeita, para evitar o álcool excessivo.

Vindima - Colheita das uvas; a época em que essa colheita se dá.

Vinoso - Característica dos vinhos jovens, lembrando o cheiro do mosto da uva.

Viscoso - O mesmo que aveludado, sedoso e untuoso.

Fonte: Chandon

 

 




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Clã do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
8987601